PARÁBOLAS E HISTORIAS


Adaptação: Pe. Queiroz)

O galo que acordava o sol

Havia, certa vez, um galo que todas as madrugadas cantava bem forte, o mais alto que podia. Isso porque pensava que era ele que acordava o sol e que, se um dia ele não cantasse, o sol não apareceria. Mas na verdade era bem o contrário. Era o sol que, com os seus primeiros raios, o acordava.

Quantas vezes acontece algo semelhante conosco! Pensamos que somos nós os tais, sendo que na verdade é Deus que age através de nós. Até quando rezamos, é Deus que nos chama ao diálogo com ele. A iniciativa é de Deus, não nossa. O Espírito Santo é o Sol em nossa vida; ele é que nos acorda e nos conduz, levando-nos a boas ações.

Maria Santíssima era uma pessoa humilde. Ela nunca se promoveu. Quando se referiu a si mesma, ela se chamou de "Escrava do Senhor". As escravas eram as mulheres mais humildes da época. Nas horas de triunfo de Jesus, ela não aparecia. Por exemplo, na multiplicação dos pães, quando o povo queria fazê-lo rei. Certamente Maria estava por ali, mas escondida. Já na cruz, no meio daquela fúria do povo, lá estava ela, de pé, bem visível, enfrentando as zombarias e humilhações, próprias de uma mãe de condenado. É interessante que Maria era humilde, mas não acomodada. Ela não enterrava seus talentos, numa falsa humildade. Tinha a cabeça erguida e era corajosa. Veja o Magnificat.


A força da união

Certa vez, uma vaca caiu num buraco e não conseguiu sair. Ela era de um sitiante. Ele tentou ajudá-la mas não deu conta. Amarrou até uma corda na vaca, mas não conseguiu.

Pediu, então, ajuda a três vizinhos. Estes vieram, cada um com uma corda. Chegando ao local, começaram a discutir qual o melhor lado para puxar a vaca. Um achava que era para a direção sul, outro para a direção norte, outro para direção leste e o último para a o oeste.

Como não chegaram a um acordo, cada um amarrou sua corda na vaca, do lado que achava melhor, e começou a puxá-la. Um puxava para a direção norte, outro na direção sul, outro na direção leste e o último na direção oeste. Puxavam com toda a força, mas a vaca não saía.

Quando já estavam cansados, reuniram-se novamente e concluíram: É melhor puxar a vaca de um lado só, mesmo que a meu ver não seja o melhor lado. Pronto. Todos puxaram numa corda só e a vaca saiu.

É preferível o bom, unido com os outros, ao ótimo, sozinho. A nossa força está na nossa união. A minha idéia, eu acredito ser a melhor, mas eu a renuncio em favor do trabalho em equipe, em favor da vida em Comunidade.

Viver em Comunidade é difícil, mas é a coisa melhor do mundo. Compensa andar juntos, mesmo tendo de ceder um pouco nas próprias opiniões. A nossa maior força está na nossa união.

Jesus sempre viveu e trabalhou em grupo. Até os trinta anos, pertencia à comunidade familiar. Depois, a primeira coisa que fez foi reunir os doze Apóstolos e com eles viver, pondo tudo em comum. Foi difícil, teve até um traidor no grupo, mas venceu. O seu amor a eles foi crescendo cada vez mais. No final ele disse:

"Filhinhos... já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu senhor. Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai" (Jo 15,15).


Os tesouros no nosso caminho

Certa vez, um rapaz estava andando numa praia, antes do dia amanhecer, e viu no chão um saquinho cheio de pedrinhas. É alguma criança que ontem ajuntou essas pedrinhas e deixou aqui, pensou.

Pegou o saquinho e, caminhando, começou a jogar as pedrinhas, uma a uma, no mar.

Quando o dia clareou, havia apenas uma pedrinha no saquinho. Foi aí que ele, observando, viu que era diamante! Algum garimpeiro certamente havia perdido o saquinho de diamantes ali. Que pena! Agora não dá mais para recuperar.

Deus dá aos cristãos tantas oportunidades, tantas graças que são como aquele saquinho de pedras de diamante. Vamos aproveitá-las todas e não jogar nenhuma fora.

Maria Santíssima é chamada, na Ladainha, de Casa de Ouro. Ela é pura joia. Peçamos a ela que nos ajude a nunca jogar fora os tesouros que Deus nos dá. Ao contrário, que os usemos para enriquecer os outros também

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente, opine, se expresse! esse espaço é todo seu.