LIÇÃO PARA A VIDA



O DIABO FOI SE CONFESSAR

Os antigos contam que certa vez aproximou-se do confessionário um sujeito mal-encarado e começou a desfiar uma lista interminável de pecados de toda a espécie. O padre, apavorado, interrompeu:
- Pare um pouco. Nem que você tivesse mil anos, não teria tido tempo para fazer tanto pecado. Quem é você, afinal?
- Sou daquela turma de anjos que caíram com Lúcifer. Já tenho mais de mil anos. Não terminei de contar meus pecados, porque você me interrompeu.
- Se você é o satanás, que adianta se confessar?
- Eu estava observando seus penitentes. Vi todos saírem tão contentes. Por isso resolvi confessar-me também.
- Sim, mas lembro um detalhe importante. Daqui só sai perdoado que se arrepende e faz penitência.
- Que penitência devo fazer?
- Basta ajoelhar-se dizendo “Meu Senhor e Criador, perdão para este pobre pecador”.
- Jamais me ajoelharei para pedir perdão.
- Sem arrependimento não existe perdão. Pode voltar para o seu lugar.

Palavra de Deus: Meu Deus, tem piedade de mim, pobre pecador (Lc 18,13).

ORAÇÃO: Pai de misericórdia! Estou arrependido de todos os meus pecados, lembrados e esquecidos. Ofendi vossa bondade infinita e mereci vossa justiça. Perdão! Pelo vosso Sangue e pela vossa morte. Pelas dores de vossa Mãe Santíssima. Amém!

O REINO DO CÉU


Certa vez um monge, lendo e meditando os livros antigos no silencio da sua cela, ficou sabendo que existe um lugar onde o céu e a terra se encontram. É lá que começa o Reino de Deus. Nesse lugar, dizia o livro, havia um grande portão em cujo frontispício estava escrito: “Aqui o céu e a terra se encontram”. Bastaria bater, e a porta se abriria. Fechou o livro exultando de alegria. Parecia ter encontrado a pista. Iria procurar esse lugar maravilhoso. Não voltaria enquanto não o tivesse encontrado. Colocou alguns pães no alforje e partiu resoluto. Caminhou muito, percorrendo regiões desertas e longínquas. Sentiu na pele todo o tipo de privações. Passou por toda a espécie de tentações e desânimos.Mas encontrou finalmente a porta misteriosa em cujo frontal se lia “Aqui o céu e a terra se encontram”. Bateu ansioso. A porta se abriu e ele entrou de chofre. Que surpresa porém! Ele havia entrado em sua própria cela conventual, sua moradia de tantos anos.
 O lugar onde o céu e a terra se encontram é onde eu vivo. Seja na família, na comunidade, no trabalho de cada dia.

Palavra de Deus: O reino de Deus está no meio de nós (Lc 17,21).

ORAÇÃO: Senhor, é preciso ir muito longe para encontrar o Reino. Ele começa aqui na terra, na minha casa, na minha comunidade, na luta diária pela justiça. Falta-nos ir ao encontro. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente, opine, se expresse! esse espaço é todo seu.