DINAMICAS




Identificação de sentimentos

Objetivo: Conhecer o próprio sentimento


Material - Cartazes feitos em papel tamanho sulfite A4. Podem ser recortes montados de revistas ou desenhados ou tirados de computador, porém sempre desenhos que sugiram posturas comporta- mentais variáveis envolvendo sentimentos de amor, de ódio, de pressa, de nervosismo, de alegria, de equilíbrio, de humor, de desequilíbrio, de medo, de paz, etc. O número de cartazes deve exceder pelo menos em metade o número de participantes. Por exemplo, se houver trinta participantes, deverá haver no mínimo quarenta e cinco cartazes. Cada participante, além de escolher o próprio cartaz, poderá repetir a escolha.

Objetivo - Propiciar condições para que o participante possa conhecer o próprio sentimento vivenciado nesse contexto geográfico e histórico.

Solicitação - O animador esparrama no chão todos os cartazes e pede a cada participante que escolha um (ou mais cartazes) que mais identifique com o seu sentimento atual: – Escolha o cartaz que melhor se identifique com o que você está sentindo agora. Cada um, por sua vez, mostra o cartaz que escolheu e justifica sua escolha. O animador pode incentivar cada participante a falar, tomando sempre o cuidado de não constranger o participante que deve se sentir à vontade para expor livremente o que desejar.



Fechamento - A partir da fala de cada representante, trabalhar o envolvimento emocional da situação presente, comentando o que achar oportuno e adequado. Esclarecendo sempre a importância da acolhida de cada pessoa no grupo, procurando assim uma harmonia desejável e o respeito ao sentimento do outro. Para trabalho de Evangelização Deus o fez único ninguém é igual a você. Aceite-se como é e otimize suas ações . Ame-se e evolua para o bem.



 trabalho coletivo num pequeno grupo e num grande grupo


Conhecimento do grupo e das estruturas, individualmente, no pequeno grupo ou no grande grupo.

Material - Folhas de papel A4 , caneta ou lápis e borracha

Objetivo - Proporcionar condições para que cada pessoa se veja em um trabalho individual, num pequeno grupo e num grande grupo; para que cada pessoa se veja participante de um trabalho coletivo num pequeno grupo e num grande grupo e descubra não só como se sente melhor, mas quais as vantagens e desvantagens de trabalhar num pequeno grupo ou num grande grupo.

Desenvolvimento - O animador entrega uma folha de papel e uma caneta ou lápis para cada participante e solicita que cada um escreva o seu sonho para este ano. Cada pessoa deve explicitar pelo menos uma ação com o respectivo objetivo e forma de realização, lendo o que escreveu para que todos os participantes conheçam. Depois se formam pequenos grupos (de 3 a 5 pessoas). O pequeno grupo escreverá o sonho desse grupo que deve ser reescrito ou simplesmente juntado aos sonhos dos componentes. Cada pequeno grupo exporá para todos os outros o que escreveu, explicando. O animador pergunta a cada um dos componentes:

O seu sonho individual está representado aí?
Agora se forma um único grupo com todos os pequenos grupos e se representa um sonho único com a participação de todos.

O animador pergunta a cada pequeno grupo: O sonho do seu pequeno grupo está representado aí?

Fechamento - Três elementos deverão falar como se sentiram trabalhando individualmente, no pequeno grupo e no grande grupo. O animador poderá questionar: Você se sentiu melhor sozinho, no pequeno grupo ou no grande grupo? Vamos analisar os prós e os contras de cada uma das situações. O resultado desta dinâmica deverá ser guardado, pois será usado como embasamento do projeto anual a ser trabalhado.

Nota: O animador deve observar quem teve dificuldade de trabalhar no pequeno grupo e no grande grupo, se algum grupo alijou alguém no processo. Como aconteceram as lideranças? Alguém impediu os outros de atuarem? A aprendizagem é sempre individual, mas acontece no coletivo. Para trabalho de Evangelização - O projeto de Deus é coletivo. “Façamos o homem à nossa imagem e semelhança.” (Gn 1, 26)
Dinâmica é um dos procedimentos mais adequados, de forma lúdica, para a construção do saber. Cuidado para não fazer da brincadeira um fim em si mesmo. As dinâmicas devem ser vivenciadas antes de serem aplicadas. Os fechamentos são de suma importância nas dinâmicas. Devem ser muito bem feitos. Embora preparados anteriormente, deve-se usar tudo o que foi socializado para que ninguém se sinta alijado do processo, e também para que ninguém se ache o dono da verdade absoluta.

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